A Shonen Jump é a maior revista de Mangás do Japão, e a responsável principal por alçar a Shueisha ao posto de uma das três principais editoras de quadrinhos do planeta. Nos últimos anos, One Piece é o principal nome da publicação que já teve outros sucessos, como Dragon Ball, Slam Dunk e Naruto. Mas, nem sempre foi assim. O processo de gigantismo da revista se deu nos últimos 30 anos com o surgimento de novos formatos.
No começo dos anos 90, tivemos um grande crescimento criativo e comercial da Shonen Jump, muito por conta de Dragon Ball. Publicada há 7 anos, a história de Goku e seus amigos, vivia seu auge em 1990, inovando com a consolidação do Shonen de Batalha, que ficaria conhecido em um mundo em franco processo de globalização, como a cara da Shonen Jump. Não era um mangá de comédia, nem de ação, e as lutas não faziam parte, mas eram a base da história. Já Slam Dunk mudava a cara do gênero de Mangás de esportes, e a dupla, ao lado de YuYu Hakusho, formaria um grupo conhecido como os três pilares da Shonen Jump em seu auge. A revista tinha tiragens médias semanais de 4 milhões de cópias, e Dragon Ball e Slam Dunk quebravam recordes de vendas de volumes, que só seriam superados por One Piece, por volta do ano de 2010.
Obviamente, um dia, esses mangás começaram a ser concluídos. O mangá de Togashi foi o primeiro, sendo encerrado em Julho de 1994, e depois, Dragon Ball, em maio de 1995, deu adeus à Jump, na edição de maior tiragem da história mundial, chegando a 6.000.000 de cópias. As vendas caíram, é quando Slam Dunk chegou ao fim d em junho de 1996, despencaram.
Todos os mangás que estavam em publicação, não conseguiam tomar este espaço. O popular Rurouni Kenshin já existia desde 1994, e se tornou o maior sucesso da revista, seguido por Bastard, Rokudenashi Blues e Captain Tsubasa. Mas nenhum era sucesso como o trio de Ouro.
O primeiro mangá de sucesso a surgir pós-Dragon Ball, foi Yu-Gi-Oh!, ainda em 96. Depois, q melhor geração de mangakás da história da Jump ganharia vez para a temporada 1997-98. Começaram a publicar na revista Eiichiro Oda (One Piece), Hiroyuki Takei (Shaman King), Masashi Kishimoto (Naruto), Takeshi Obata (Hikaru no Go!), Tite Kubo (Bleach), e Takeshi Konomi (Prince of Tennis).
Oda, Kubo, Kishimoto e Takei eram leitores de Dragon Ball, e sabiam a fórmula do sucesso. Yoshiro Togashi voltou à ativa com Hunter x Hunter, em maio de 98. Dessa forma, a revista formava um novo trio de Ouro, primeiro com One Piece, Rurouni Kenshin e Hunter x Hunter. Nobuhiro Watsuki finalizou seu Samurai X em 1999. Já no começo dos anos 2000, um Top-5 com One Piece, Hikaru no Go, Prince of Tennis, Naruto e Bleach ficaria consolidado, com mais tarde, os mangás esportivos deixando essa primeira linha para um novo Big 3 mesmo, formado por One Piece, Naruto e Bleach, que reinaram por quase uma década. Naruto chegou ao fim em 2014, e Bleach em 2016, deixando vagas duas posições de Pilar da Jump, com One Piece reinando no trono dos Mangás, tanto no presente, como na história.
0 Comentários